Banco do Nordeste, apresenta Projeto Piloto do PRODETER e finaliza pesquisa de campo da Ovinocaprinocultura em Petrolândia, PE

by - agosto 15, 2018




No dia (10/08), o Banco do Nordeste realizou uma palestra na sala de reuniões da Associação PROVIDA na cidade de Petrolândia, o evento foi acompanhado pelo presidente da entidade, Padre Luciano Aguiar e pela vice-presidente e coordenadora de programas sociais da Associação, Cláudia Leal. A reunião teve como objetivo principal apresentar ao público presente a política do PRODETER - Programa de Desenvolvimento Territorial do BNB e o PAT - Plano de Ação Territorial da Ovinocaprinocultura no Sertão Itaparica. O Agente de Desenvolvimento, Adelmo de Souza Azevedo, fez uma contextualização geral do Programa Prodeter e do processo de construção do Plano de Ação, que foi construído com os técnicos e atores da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura, tendo em vista a inserção da PROVIDA com a indicação de 10 (dez) produtores criadores de caprinos e ovinos, que farão parte integrante do projeto piloto da atividade do Plano de Ação do Banco do Nordeste.



Após a palestra informativa, o Agente do Banco do Nordeste, iniciou a capacitação e entrevistas para os 10 novos produtores. Ressaltou que a pesquisa de campo visa conhecer a realidade atual do produtor no que diz respeito alguns indicadores de resultados, produção, gestão, orientação técnica, capacitação, acesso a mercados, infraestrutura, gestão ambiental e acesso ao crédito. Dando continuidade, informou que a referida pesquisa nos demais municípios, foram realizadas por técnicos de campo credenciados junto ao Banco e acompanhados pelo Agente de Desenvolvimento, Adelmo de Souza Azevedo. 


Finalizando os trabalhos, o agente do BNB fez um debate sobre a elaboração de projetos produtivos e ressaltou que os planos de negócios são individuais e serão elaborados conforme as necessidades de cada produtor. Para isso, os produtores receberão palestras informativas e capacitação específica na atividade e sobre as linhas de financiamento do Banco. A nossa expectativa é realizar investimentos para melhorias de suas infraestruturas de produção, desde a aquisição de matrizes, reprodutores, formação de reservas estratégicas alimentar e outras formas de forragem para o rebanho, além de estrutura hídrica necessária.


A coordenadora de projetos sociais da Associação PROVIDA, Cláudia Leal, finalizou agradecendo o apoio do Banco do Nordeste na inclusão das famílias no projeto piloto da Ovinocaprinocultura do Prodeter.



You May Also Like

0 comentários