PROVIDA, em parceria com a EMBRAPA Semiárido, dão início a implantação do Sisteminha Embrapa nas comunidades de Inajá e Petrolina, em PE

by - março 26, 2019


No dia 23 do mês de março, iniciou-se a implantação do Sisteminha Embrapa na cidade de Inajá - PE, beneficiando as comunidade de Caraibeirinhas, Boa Esperança e o Assentamento Maria Otília, também está sendo implantada na Embrapa Semiárido e na Semiárido Show. As palestras iniciais tem como oradores Karla Dias Lopes Caetano e Flávio Caetano Gonçalves, casal da cidade de Flores - GO, que criou o próprio sisteminha de forma adaptada e são os melhores para compartilhar a experiência de vida e ajudar as pessoas a saber cuidar e tratar seu meio de produção e alimentação que o Sisteminha dispõe.

O idealizador do Sisteminha, Luiz Carlos Guilherme, nomeia esse projeto como “Desagravo a fome” por ser algo de tamanha inteligência, facilidade de realização e eficácia nos resultados. O Sisteminha Embrapa nada mais é que uma forma mais prática, econômica, segura e nutritiva de se conseguir e próprio alimento e ainda poder lucrar em cima da sua própria produção.

O Sisteminha Embrapa é uma Tecnologia de produção integrada de alimentos que consiste num rodízio de produção integrada de frutas, hortaliças, aves, pequenos animais e peixes, com a recirculação de nutrientes a partir da criação de peixes. São construídos galinheiros, apriscos, tanque de peixes, compostagem para tratar o dejeto dos animais e hortas em torno do tanque.

O trabalho com as hortas é diferenciado por ser orgânico usando a compostagem dos resíduos dos peixes, galinhas e aprisco mais a compostagem laminar (cobertura de solo) no lugar de adubos industrializados, gerando assim um benefício de proteção do solo contra raios solares, economia de água e impactos da chuva, dando também, boas condições de vida para as bactérias edáficas, bactérias estas que disponibilizam minerais para as plantas.

Trabalho da Associação PROVIDA, LCG Biotecnologia, EMBRAPA Semiárido e Voluntários do Bem.






























You May Also Like

0 comentários