Arquidiocese discute usina nuclear no Sertão com parlamentares e movimentos sociais

by - junho 14, 2019





Na próxima segunda-feira, 17/06 (9h), o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, e o bispo auxiliar da arquidiocese e bispo referencial das Pastorais Sociais do Regional NE2 da CNBB, dom Limacêdo Antonio da Silva, recebem na Cúria Metropolitana representantes de movimentos sociais e parlamentares. O assunto a ser debatido é de extrema importância para a segurança hídrica e ambiental de Pernambuco e região: a possibilidade da construção de uma usina nuclear na cidade de Itacuruba, Sertão pernambucano e território da Diocese de Floresta. O bispo da Diocese de Floresta, dom Gabriel Marchesi e o padre Luciano Aguiar, responsável pela Pastoral Social da diocese estarão presentes ao encontro, além de uma comitiva do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), da Comissão de Pastoral dos Pescadores (CPP do NE2 CNBB) e da instituição Pró-Vida, sediada em Inajá e que representa agricultores, descendentes de quilombolas e indígenas. Foram convidados para participar do encontro o governador do Estado, senadores, deputados estaduais e federais de Pernambuco e movimentos sociais.

A pretensão do governo federal de impor a construção de quatro a oito usinas nucleares no Brasil, como indica o Plano Nacional de Energia 2030, esbarra na convicção dos pernambucanos contrários à implantação de usina atômica em Itacuruba, às margens do Rio São Francisco, no Sertão nordestino. Desde que a hipótese surgiu, há cerca de 10 anos, o povo da região vem construindo uma resistência ao lobby nuclear, inspirada na valorização de uma cultura de paz. Os pernambucanos querem viver livres do perigo que a energia atômica representa para o meio ambiente e para a segurança hídrica do vale do São Francisco.
Em 28/05, o Arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido reuniu-se com o Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que reafirmou sua oposição a instalação de um reator nuclear no Estado, como planeja o Ministério das Minas e Energia. Na oportunidade,dom Fernando entregou ao Governador uma “Carta em defesa da vida e em repúdio à implantação de novas usinas nucleares no Brasil, em especial no município de Itacuruba”. (http://www.cppnacional.org.br/noticia/mais-de-100-organiza%C3%A7%C3%B5es-assinam-carta-contra-implanta%C3%A7%C3%A3o-de-usina-nuclear-em-itacuruba-pe)
A carta foi entregue ao Arcebispo pela Articulação Sertão Antinuclear e é assinada por mais de 100 entidades de vários estados, comunidades tradicionais, sindicatos, associações, intelectuais, pastorais e organismos ligados à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O documento explica os motivos da crítica à fonte atômica de energia e descartam “qualquer possibilidade de instalação de uma usina nuclear ou qualquer projeto de mineração que envolva extração/beneficiamento de combustível nuclear.
Vale salientar que a retomada desta movimentação antinuclear começou no final de 2018, quando o atual governo federal anunciou uma guinada na política nuclear, ventilando aumentar essa fonte na matriz energética brasileira e privatizar a atividade nuclear, hoje monopólio da União. A carta teve origem na crescente organização popular, articulada pelo Sertão Antinuclear, que é composto por comunidades e povos tradicionais, comissões antinucleares municipais, organizações e movimentos sociais que lutam pela implantação de uma política energética que valorize a vida.
Um dos momentos de destaque desta movimentação foi a audiência com dom Fernando Saburido em 22/05, na Cúria Metropolitana, em Recife, quando o Sertão Antinuclear, apoiado pela Diocese de Floresta, entregou ao arcebispo a carta que expõe preocupação com os impactos socioambientais que serão gerados pela eventual instalação de uma usina nuclear em Itacuruba. Na oportunidade, o metropolita disse que buscaria promover o diálogo entre representantes do Sertão Antinuclear, do empreendimento e do Governo do Estado, para que os detalhes do projeto sejam conhecidos, pois “a Igreja é contra o que fere a vida e a dignidade humana e precisa participar das discussões que envolvem os direitos do povo de Deus, especialmente da parte mais sofrida e necessitada”.

Caminhada mobiliza o Sertão (15 e 16/06) – Para chamar a atenção e conscientizar a população local sobre os impactos causados pela instalação de uma usina nuclear em Itacuruba, o movimento antinuclear e a Diocese de Floresta organizaram uma caminhada que inicia neste fim de semana. A caminhada começa sábado (15/06), às 5h, com a concentração no município de Mirandiba. Às 9h, haverá um ato contra a instalação da usina, em frente à igreja matriz, em Carnaubeira da Penha. Em seguida, vai de Carnaubeira para Floresta. No domingo (16/06), a concentração começa 3h em Floresta rumo a Itacuruba, onde haverá um ato antinuclear, em frente à igreja matriz de Nossa Senhora do Ó. Dom Gabriel Marchesi, o padre Luciano Aguiar e representantes de mais de cem organizações vão participar do ato em defesa da vida.   
(Fontes: https://www.ecodebate.com.br/2019/06/14/caminhada-em-pernambuco-rechaca-energia-nuclear-marandiba-156/)

You May Also Like

0 comentários