No Sertão pernambucano, população sai em caminhada contra instalação de usina nuclear

by - junho 14, 2019

Protesto acontece nesse fim de semana e conta com atividades políticas e culturais

Brasil de Fato | Recife (PE)
A ação tem início no sábado (15), com concentração às 5h  - Créditos: Divulgação Governo PE
A ação tem início no sábado (15), com concentração às 5h / Divulgação Governo PE
Nos dias 15 e 16, acontece em Pernambuco uma caminhada contra a instalação de uma usina nuclear no município de Itacuruba, no Sertão de Pernambuco. A Caravana Anti Usina Nuclear é realizada pela Diocese de Floresta, Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Pernambuco (Fetape), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ProVida, Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Polo Sindical do Submédio São Francisco PE/BA, comunidades tradicionais indígenas e quilombolas, pescadores, agricultores, familiares.
A ação tem início no sábado (15), com concentração às 5h na entrada do município de Carnaubeira da Penha. Às 11h, começa a caminhada em direção a Floresta. No domingo (16), a concentração da caminhada de Floresta ao município de Itacuruba é às 3h. A partir das 8h, será realizado o ato contra a instalação da Usina Nuclear, em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora do Ó, em Itacuruba. O evento contará com apresentações culturais e pronunciamentos.
Estudos de órgãos federais consideram Itacuruba como o local apropriado para abrigar uma usina nuclear na região Nordeste, em virtude da aproximação com o rio São Francisco. De acordo com declarações do Ministério de Minas e Energia do Governo Federal, a energia nuclear seria importante para manter a matriz energética do país. Porém, a instalação da usina pode trazer impactos para a vida de comunidades quilombolas e povos indígenas. Caso seja concretizada, a proposta implicará em expulsão desses povos tradicionais de seus territórios. 

You May Also Like

0 comentários