Associação PROVIDA promove audiência com a Secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco, Fernandha Batista Lafayette

by - fevereiro 22, 2021


No dia 22 de fevereiro de 2021 a Associação PROVIDA, nas pessoas de Claudia Leal e Alba Leal, promoveu uma audiência com a Secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco, Fernandha Batista Lafayette e seu acessor Sérgio Murilo, e contou com a participação da Província de Pernambuco da Pastoral Social da CNBB NE2 na pessoa de Padre Luciano Aguiar, também estavam presentes os representantes do município de Inajá- PE - o Senhor Clodoaldo Alberto das Neves, secretário de assuntos externos e o secretário de agricultura do Município José Lima dos Santos.

A reunião procedeu com produtividade e foi esclarecido as dúvidas levantadas com exito. Abaixo estará o que foi conversado e encaminhado.

RODOVIA:

De acordo com a secretária, existe um projeto em trâmite em Brasília para a reforma das estradas em precáriedade do estado, estão entre elas a PE-300, PE-336, PE-375 e PE-270 que são estradas em torno do município de Inajá-PE. Iniciando o projeto esse ano, possivelmente finaliza-se no próximo ano. A equipe deu prioridade à região do Sertão do Moxotó, uma vez que as estradas estão em estado de calamidade e é muito movimentada, facilitando assaltos, acidentes e dificulta o desenvolimento local.

Ficou acertado ainda na reunião um Tapa Buraco ainda para o mês de março na PE-375, entre Inajá - PE  e Caraibeiras - PE.

RECURSOS HÍDRICOS:

A secretária Fernandha falou que solicitaria, caso não houvesse, o planejamento de distribuição de água com a cotação de preço para o município de Inajá.

A PROVIDA deixou encaminhado com a secretária 3 dessalinizadores e 1 reconstrução para algumas comunidades rurais do município.

O SISAR chegará a pernambuco pelo Sertão do Moxotó, já está bem encaminhado e já foi solicitado o cadastro nas cidades. Cada cidade vai cadastrar 30 comunidades rurais. Atualmente o SISAR conta com 19 associações.

REVITALIZAÇÃO DO RIO MOXOTÓ:

Fernandha falou que terminou recentemente a revitalização do Rio Pajeú, avaliado em 4 milhões de reais, e agora irão trabalhar em projetos para a revitalização do Rio Moxotó.

SISTEMINHA EMBRAPA:

Claudia Leal fez a entrega o projeto Sisteminha Embrapa à secretária, que ficou de falar com empresas privadas para fazer a implementação do projeto e também veria como colaborar vendo a possibilidade de incluir o Sisteminha Embrapa no SISAR. Havendo assim a replicação do projeto na cidade de Inajá e também no restante do estado.

You May Also Like

0 comentários