Vice-Presidente da Associação PROVIDA faz sua primeira ação como Coordenadora da Rota do Cordeiro

by - junho 05, 2021


    Nesta Sexta Feira, 04/06, a Vice-presidente da Associação PROVIDA, Claudia Leal, juntamente a Edmundo Gomes, AD-LIDER-SSF/PE, fizeram sua primeira ação como coordenadores do Comitê Gestor Territorial da Ovinocaprinocultura no Polo Itaparica, que na oportunidade, apresentaram os objetivos da Rota do Cordeiro, no sentido interagir com as instituições de apoio para promover o associativismo e fortalecer as parcerias e ações da Ovinocaprinocultura no território do Sertão de Itaparica. Na oportunidade, foram apresentadas as experiências da Associação Padre Cícero, do município de Belém do São Francisco-PE, onde os criadores, Joseíto José Gomes e Aciene Pereira, apresentaram suas experiências de sucesso com apoio do Programa Prodeter-BNB, Sebrae e Super Berro. 
    A Rota do Cordeiro é uma iniciativa do Ministério da Integração Nacional, com a participação da Embrapa Caprinos e Ovinos e diversos parceiros locais, regionais e nacionais. O objetivo é apoiar a atividade de produção de cordeiros e cabritos no Nordeste e todas as atividades que estão ligadas a esta cadeia produtiva, como a frigorificação, distribuição e comércio; beneficiamento da carne; culinária e gastronomia. Pretende-se modernizar a produção, visando a melhoria de renda para o produtor e ligar os elos da cadeia produtiva, beneficiando também o consumidor com produtos seguros, com melhor qualidade e oferta regular.

Narrativa do encontro:

    A reunião foi uma realização do SEBRAE-PE e Banco do Nordeste com as lideranças de associações rurais e Criadores de Caprinos e Ovinos do município de Floresta. O encontro aconteceu no pátio externo do Parque de Exposição de Animais, na Secretaria de Produção Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos do município de Floresta, no Sertão de Pernambuco. 

    O evento visou apresentar os objetivos do projeto Sertão Mais Produtivo, que faz parte do convênio entre o BNB e SEBRAE-PE, e prevê consultoria, assessoria técnica e capacitações em gestão da propriedade para ovinocaprinocultores do município de Floresta – PE.  Para o Agente de Desenvolvimento do BNB, Adelmo Azevedo, o projeto além da consultoria na gestão da propriedade, também pretende incentivar o associativismo e a produção de alimentos, com incentivos a cultura da palma forrageira, capim e outras leguminosas para reforço da alimentação do rebanho de caprinos e ovinos. 

    O Secretario de Produção Rural, Betinho Numeriano, destacou a importância das parcerias com o BNB, SEBRAE-PE e o IPA – Instituto Agronômico de Pernambuco, que foi representado por Tito Ferraz, que falou sobre o Programa Campo Novo, distribuição de sementes de milho, sorgo e mudas de palma para os agricultores e agropecuaristas cadastrados no referido programa. O Secretário Betinho Numeriano, acrescentou sobre o incentivo à Ovinocaprinocultura que será apoiada pela Secretaria de Produção Rural, onde os criadores já poderão iniciar sua plantação da Palma Forrageira, e contarão com assistência e acompanhamento dos técnicos da secretaria. 

    O palestrante, José Lucas, da empresa de Consultoria Super Soluções, "Super Berro Genética", além de consultor do Sebrae-PE, é criador com vasta experiência na Ovinocaprinocultura. Na palestra, ele detalhou que o projeto que prevê um cronograma de visitas e palestras nas propriedades rurais, “in loco”, onde será feito, individualmente, o pré-diagnóstico da atividade junto aos criadores de Caprinos e Ovinos, ponto de partida para o início dos trabalhos e sucesso dos negócios que serão gerados no campo.

Participantes do encontro: 

    Prefeitura Municipal, a Prefeita Rorró Maniçoba, foi representada pela Vice-Prefeita, Bia Numeriano, Banco do Nordeste, Prodeter-BNB, SEBRAE-PE, Empresa de Consultoria Super Soluções Serviços, "Super Berro", Secretaria de Produção Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos do município de Floresta, IPA – Instituto Agronômico de Pernambuco, Associações de Produtores Rurais e pequenos Criadores de Caprinos e Ovinos, Claudia Leal – representante da Associação PROVIDA, Edmundo Gomes - AD-LIDER-SSF/PE

Informações: Adelmo Azevedo-Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste/Ag Floresta – PE.

















You May Also Like

0 comentários