Petrolândia/Tacaratu/Jatobá: PRODETER - BNB, Associação PROVIDA, Rota do Cordeiro e AD-DIPER visita APL’s – Arranjos Produtivos Locais no Polo do Sertão de Itaparica Pernambuco

by - outubro 01, 2021


Produtores rurais e empreendedores dos municípios de Petrolândia, Jatobá e Tacaratu, situados no Sertão de Itaparica Pernambuco, receberam a visita de uma comitiva formada por representantes da AD-DIPER – Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado Pernambuco, Prodeter-BNB, Rota do Cordeiro, Prorural e Associação Provida – (Inajá – PE). 

A missão visitou nos dias 29 e 30/09, propriedades e conheceram aspectos das cadeias produtivas da  ovinocaprinocultura, piscicultura, corte e costura, e artesanato têxtil de Caraibeiras, são atividades em que se situam os empreendimentos beneficiados pelo Força Local, programa que é liderado pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), estatal vinculada à Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico.

Participaram da comitiva o Gerente de Arranjos Produtivos Locais da AD Diper, Álvaro Eugênio e sua equipe, o Gerente do Prorural escritório de Petrolândia, Kleiton Lima, o Presidente da ASCCOPETRO – Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos de Petrolândia, Gualter Baldi, a subcoordenadora da Rota do Cordeiro, Claúdia Leal, Banco do Nordeste, Adelmo Azevedo, agente de desenvolvimento territorial do Sertão de Itaparica Pernambuco. 

Em Petrolândia, na Cabanha Santa Clara, o produtor rural Gualter Baldi, apresentou à comitiva sua produção com a caprinocultura e as melhorias em sua propriedade que resultaram dos investimentos do projeto do Programa Força Local, que está beneficiando diretamente 20 famílias por meio do Programa. Ainda com apoio do Banco do Nordeste, o produtor rural tornou sua propriedade sustentável na geração de energia solar, projeto direcionada a irrigação de pastagem e uso doméstico na propriedade.  

Em Jatobá, a comitiva se reuniu com o Prefeito Rogério Ferreira e sua equipe, para apresentação do programa Força Local e planejar ações de investimentos para o município. A tarde o grupo visitou as costureiras da região da Volta do Moxotó para conhecer as potencialidades e debater propostas de investimentos para aquisição de máquinas e equipamentos para desenvolver o corte e costura e geração de emprego e renda para 50 famílias. Em seguida, conheceram as tecnologias utilizadas na produção de Tilápia, na empresa Agrofish Brasil, umas das maiores produtoras e beneficiadoras de pescado da região. 

Em Tacaratu, o grupo visitou a terra da rede no Distrito de Caraibeiras, conheceram as experiências de produção artesanal da COOPERTEXTIL, cooperativa que desenvolve atividades de tecelagem, especializada na produção de redes de descanso, tapetes, passadeiras, jogos americanos, mantas, bolsas etc. Tudo de forma artesanal.  

"O intercambio técnico revelaram a importância do Programa Força Local e da participação e união dos esforços das entidades em prol do desenvolvimento e fortalecimento das cadeias produtivas no território. Alinhadas as ações do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter), que vem promovendo financiamentos integrado e orientado das atividades econômicas produtivas na região. Podemos nas visitas testemunhar falas de diversos produtores de muita gratidão ao Programa Força Local e ao Banco do Nordeste pelo fomento às atividades produtivas", concluiu Álvaro Eugênio.

Fonte:fotos/redação Agente de Desenvolvimento, Adelmo Azevedo-BNB, Alba Leal - PROVIDA

Mais informações sobre o Programa Força Local: www.addiper.pe.gov.br.








You May Also Like

0 comentários