HISTÓRIA


A ASSOCIAÇÃO DOS PROMOTORES DA CULTURA E DA CIDADANIA - PROVIDA foi criada em 28 de fevereiro de 2014. É uma organização sem fins lucrativos que atua com comunidades indígenas, quilombolas, assentamentos, comunidades rurais e urbanas.
A provida foi fundada por Padre Luciano Pereira Aguiar, na época, pároco de Inajá - PE, hoje coordenador da Pastoral Social da diocese de Floresta/PE, no qual despertou no seu coração o desejo de expandir suas obras sociais, visando na época às necessidades das comunidades de Inajá/PE, chegou a trabalhar nos meados de 2014 a 2015 com mais de trinta comunidades só na cidade de Inajá/PE.

 A provida possui parcerias junto às comunidades indígenas Kambiwá – no qual será contemplada com o Sisteminha Embrapa –, Pankararú, Tuxá Campos, e comunidades quilombolas, buscando viabilizar para as mesmas, além dos projetos que já foram implantados e os que já estão em andamento como o Sisteminha Embrapa, Horta comunitária e a Caprinovinocultura, oferecer apoio técnico, de modo que possam contribuir no desenvolvimento e sustentabilidade do âmbito social, cultural e econômico. Possibilitando a geração de renda e visando a melhoria econômica para as mesmas.

Atualmente elaboramos e executamos projetos em diversas cidades no sertão de Itaparica, Moxotó e Sertão Central, em parcerias com: prefeituras, secretarias, escritórios de advocacias, conselhos de direito, conselhos de direitos humanos, Policia Federal, Ministério Público, Centro Cardeal Lavigerie de estudos e pesquisas para o dialogo inter-religioso e intercultural da Universidade Católica de Salvador/BA, EMBRAPA Semiárido, IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco), Sociedade Missionária da África, amigos italianos, Diocese de Floresta/PE, Caritas NE ll, CNBB, Pastoral da Saúde, entre outras.

Possuímos projetos como o LUZ E VIDA que abrange aproximadamente 100 adolescentes entre as cidades de Petrolândia/PE, Floresta PE e Belém de São Francisco/PE (Ibó-PE) com perspectivas de alcançar outras cidades a partir do próximo ano.

Hoje temos filial em Petrolândia - PE e Salgueiro - PE, também, estaremos dando inicio a projetos de inclusão social em parceria com a Prefeitura Municipal de Salgueiro/PE, Secretaria de Desenvolvimento Social e a Vereadora Paizinha Patriota.

A PROVIDA faz parte de um projeto pioneiro no Brasil chamado: PROJETO PRINCESA TAMAR, que tem como objetivo principal a prevenção ao abuso e a partir daí possibilita orientar, acolher e proteger as vítimas acometidas.

A ASSOCIAÇÃO PROVIDA se dedica às suas atividades por meio da execução direta de projetos, programas ou planos de ação, mantidos por meio de doações de recursos físicos, humanos e financeiros, como também através da prestação de serviços intermediários de apoio a outras organizações sem fins lucrativos e a órgãos do setor público que atuam em áreas afins, em conformidade com a Lei 9.790/99, parágrafo único do art. 3º, que rege as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público.
A PROVIDA busca promover a inclusão social de uma forma diferente. Por meio de atividades que complementem a rotina das famílias de modo a nossa juventude. A entidade está buscando através de palestras e oficinas criar espaço voltado para o desenvolvimento social. Contamos com a colaboração de profissionais qualificados. Desde educadores sociais, psicólogo, advogado, assistente social, religiosos, pedagogos, psicopedagogo, técnico agrícolas, jornalista, enfermeiros, professores e Músicos.
A Associação abrange os seguintes municípios: Floresta - PE, Petrolândia - PE, Inajá - PE, Belém do São Francisco - PE e Salgueiro - PE.

Share
Tweet
Pin
Share